Publicado no "Linhas de Elvas" de 31-1-2008
Ver os mercados a abarrotar de produtos estrangeiros que aqui devíamos produzir de melhor qualidade e a mais baixo preço faz pensar que os nossos empresários agrícolas “não sabem” que têm à sua disposição um mercado interno que não aproveitam. O cúmulo dessa anomalia foi encontrar rabanetes vindos da Holanda e sobre os quais escrevi(4) :
"Que se passa com a agricultura portuguesa, que tanto se queixa - e, nalguns casos, com razão - das dificuldades com certas culturas, para se deixar bater nos mercados nacionais na venda de rabanetes?
Como é possível cultivar rabanetes na Holanda (com os tais salários altos), pagar um transporte (certamente caro) de mais de 2.000 km e vir vendê-los em Portugal? Como é possível que a agricultura portuguesa não abasteça o mercado nacional de rabanetes bons e baratos de tal forma que o País não tenha que pagar os bons salários dos agricultores holandeses e os bons salários e os muitos outros elevados encargos do transporte de mais de 2.000 km, para comer rabanetes?
Que é que está errado na agricultura portuguesa? É a produção que não "descobriu" que há um mercado português para rabanetes? Os holandeses parece que o descobriram... É a organização da comercialização dos produtos agrícolas portugueses?"
Perante o facto do consumidor pagar os produtos agrícolas a preços várias vezes superiores aos que são pagos à produção(5) não mostram capacidade (excepto, também, nalguma honrosas excepções) para se organizarem em cooperativas e obterem melhores proventos por supressão dos intermediários parasitas.
Outro índice de pouco dinamismo é o facto de revistas dedicadas à agricultura, com
Bem gostaria que os agricultores, como empresários que são e todos os que, directa ou indirectamente (como é o caso de algumas indústrias) vivem da agricultura, pensassem nestes problemas, para seu próprio bem e para bem deste pobre país.
(1) Mota, M. - A destruição da agricultura. Linhas de Elvas de 19-10-2006
(2) ----------- - Investigação agronómica. Linhas de Elvas de 10-5-2007
(3) ----------- - Investigação e Extensão. Os maiores "subsídios" que podem ser dados a qualquer agricultura. Gazeta das Aldeias. Nº 2996, Julho de 1992
(4) ----------- - Rabanetes da Holanda!. Vida Rural Nº 21/1992
(5) ---------- - O peixe e a hortaliça. Jornal de Oeiras de 13 de Junho de 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário